CADASTRO/IMPORTAÇÃO DE PRODUTOS

CADASTRO/IMPORTAÇÃO DE PRODUTOS

Como funciona o cadastro de produtos?

Um dos passos mais importantes para começar a vender com a nossa plataforma é o cadastro dos produtos. Porém, na maioria dos casos é o que dá mais trabalho, pois algumas empresas possuem um Mix de produtos muito extenso. Se este for o seu caso, vá direto ao passo de importação de produtos onde explicamos como fazer o cadastro de todos os produtos de uma única vez usando uma planilha (.xls).

Cadastro individual de produtos:

  1. O acesso para o cadastro dos produtos nos planos para Representante comercial e para Indústria/distribuidora tem algumas diferenças:
    • Representante comercial: no menu principal, clique em Representadas e depois selecione a representada na qual deseja cadastrar os produtos;
    • Indústria/distribuidora: no menu principal, clique em produtos;
  2. Clique no botão Cadastrar produto;
  3. Preencha as informações do produto (os campos com asterisco [*] são obrigatórios). Quanto mais completo o cadastro do produto, mais informações o vendedor terá na hora de fazer a venda;
  4. Preencha as informações de comissão desse produto caso ele tenha um percentual diferenciado da representada ou do vendedor;
  5. Clique em Salvar.

Agora é só repetir o passo com os demais produtos. Obs: para os produtos aparecerem no aplicativo off-line, é necessário sincronizar o aplicativo após o cadastro de produtos ser concluído.

Importando produtos com uma planilha:

 

A importação de produtos por meio de uma planilha (.xlsx) é a forma mais rápida de cadastrar os produtos. Basicamente os passos são: baixar uma planilha modelo do sistema, preencher com os dados dos produtos copiando e colando as informações nos devidos campos e depois enviá-la novamente ao sistema. Abaixo está o passo a passo de como realizar esse procedimento:

  1. O acesso para a importação de produtos nos planos para Representante comercial e para Indústria/distribuidora tem algumas diferenças:
    • Representante comercial: no menu principal, clique em Representadas e depois selecione a representada na qual deseja importar os produtos.
    • Indústria/distribuidora: no menu principal, clique em produtos.
  2. Clique no botão Importar produtos;
  3. Selecione uma das duas opções:
    • Substituir produtos: essa opção apagará TODOS os produtos já cadastrados e suas respectivas fotos para cadastrar os produtos que estão na planilha de importação. CUIDADO: não será possível recuperar o cadastro dos produtos e fotos que serão excluídos.
    • Atualizar produtos: essa opção irá comparar, através do código, quais produtos da planilha já estão cadastrados no sistema. Caso o produto já esteja cadastrado, o sistema atualizará as informações que estão divergentes (descrição, preço, informações adicionais, etc.). Os produtos da planilha que ainda não estiverem cadastrados no sistema serão cadastrados. Dica: você pode usar essa opção sempre que quiser atualizar uma tabela de preço, estoques ou categorias.
      Obs.: O sistema altera o produto conforme as informações que estão na planilha. Confira neste artigo qual é a regra aplicada para cada informação no processo de atualização de produtos.
  4. Clique no botão Download do modelo de importação de produtos;
  5. Abra a planilha que foi baixada e preencha com as informações dos produtos, prestando atenção nas indicações importantes abaixo:
    • Não exclua e nem oculte nenhuma coluna da planilha
    • Não deixe nenhuma célula em branco nas colunas que estão escrito "Obrigatório"
    • Não altere o cabeçalho da planilha
    • Não inclua nenhuma coluna na planilha
    • Salve ela sempre no formato .xlsx
  6. Depois de salvá-la, clique em Escolher arquivo do computador para buscar a planilha no seu computador;
  7. Clique em Ir para o próximo passo;
  8. No Passo 2, é necessário vincular as variações e tabelas de preço que estão sendo utilizadas nos produtos da planilha.
    • O sistema sugere automaticamente variações e tabelas de preço de acordo com o texto informado na planilha. Confira se as sugestões que foram feitas adequadamente.
    • Para as colunas que o sistema não conseguiu realizar uma sugestão é necessário escolher manualmente  qual é a informação que a coluna representa.

    • Related Articles

    • IMPORTAÇÃO DE FOTOS DE PRODUTOS

      Como importar as fotos para o catálogo de produtos? Para o catálogo ficar mais completo e atrativo na hora da venda, é ideal que você mantenha as fotos dos produtos sempre atualizadas. No sistema é possível fazer isso de duas formas: importando a ...
    • ADICIONAR SALDO DOS PRODUTOS NO ESTOQUE

      Como incluir saldo no estoque? Depois de habilitar o controle de estoque dentro da conta, é necessario incluir as quantidades de cada item para que fiquem de acordo com o total disponível para venda. Adicionando saldo ao estoque: O cadastro do saldo ...
    • HABILITAR O CONTROLE DE ESTOQUE

      Por que fazer o controle de estoque? Nos Planos Prata, Ouro e Corporativo, é possível habilitar o controle de estoque, melhorando assim o gerenciamento das vendas, a conferência com o estoque físico e ainda ajuda na percepção da procura do produto ...
    • Como configurar o Softphone MicroSip

      Vamos explicar o que deve ser feita para configurar o MicroSip. Antes, vale dizer que o MicroSip é um softphone open source e gratuito e que tem como suas maiores vantagens o fato de ser leve e ter uma interface muito simples. Se você é adepto do ...